Minha lista de blogs

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Cuidar de Idosos ORAÇÃO DO IDOSO Bem-aventurados aqueles que compreendem meus passos vacilantes e minhas mãos trêmulas. Bem-aventurados os que levam em conta que meus ouvidos captam as palavras com dificuldade, por isso procuram falar mais alto e pausadamente. Bem-aventurados os que percebem que meus olhos já estão nublados e minhas reações são lentas. Bem-aventurados os que desviam o olhar, simulando não ter visto o café, que por vezes derramado sobre a mesa. Bem-aventurados os que nunca dizem "você já contou isso tantas vezes". Bem-aventurados os que sabem dirigir a conversa e as recordações às coisas dos tempos passados. Bem-aventurados os que me ajudam a atravessar a rua e não lamentam o tempo que me dedicaram. Bem-aventurados os que compreendem quanto me custa encontrar forças para carregar minha cruz. Bem-aventurados os que amenizam os meus últimos anos sobre a terra. Bem-aventurados todos aqueles que me dedicam afeto e carinho, fazendo-me, assim, pensar em Deus. Quando entrar na Eternidade, lembrar-me-ei deles, junto ao Senhor.
CUIDE-SE - DICAS PARA CUIDADORAS FAMILIARES - Cuide de si mesmo – você não conseguirá cuidar bem do idoso, se você estiver doente ou esgotado(a). - Faça exercícios e cuidado com o que come. Tenha um estilo de vida saudável. - Esforce-se para alcançar o equilíbrio em sua vida. Lembre-se de pedir ajuda. - Faça suas visitas ao médico, regularmente. Arranje tempo para cuidar também da sua saúde. - Reduza seu ritmo. Não dá para ficar trabalhando 24 horas por dia e sete dias por semana. Peça ajuda! - Confira os serviços de apoio em sua comunidade. Grupos como a ABRAz, Brasil Parkinson ou grupos religiosos de apoio podem ajudar a aliviar a carga de seu trabalho com o idoso dependente. - Cuidado com a depressão! Busque o apoio da família e dos amigos, se você precisar de ajuda. - Tire finais de semana ou férias para descansar . Procure relaxar e fazer coisas diferentes. - Criar uma rede de apoio de amigos, familiares e profissionais. Você nunca deve ficar sozinho(a) ou cuidar do idoso sozinho(a)! Nunca!
ALZHEIMER: quando a pessoa idosa ¨vê e ouve¨coisas e situações irreais - ou que desconfia e faz acusações infundadas. Isto acontece na pessoa idosa com Alzheimer já numa fase mais inicial e causa grande desgaste pra família e, principalmente, pra que cuida diretamente. ¨Alguém roubou minhas coisas, tem alguém em casa, estão falando mal de mim...¨ Dicas: - Nunca confronte com a pessoa idosa, nunca questione se é verdade ou mentira o que ela fala. Neste caso, ninguém ganha a discussão. Ninguém, aqui, é dono da verdade. - Não levante a voz, não grite, todo mundo agitado só piora tudo. - Tente desviar a atenção do idoso, tente mudar o foco de sua alucinação. Exemplo: uma senhora com Alzheimer que adora rezar a missa do Padre Marcelo Rossi, sempre que faz quadros de agitação e alucinações, sua filha coloca o dvd com uma missa deste padre, já previamente gravada e, naquela hora, diz pra mãe: ¨Começou a missa, vamos rezar?¨Por encanto, a agitação desaparece. - Nunca perca a paciência - muita calma nessa hora - e não se ofenda com as acusações infundadas. Lembre-se: quem agita, quem alucina não é a pessoa, é a doença de Alzheimer!
Cuidar de Idosos CREDO DO(A) CUIDADOR(A) FAMILIAR - Eu cuido muito bem de mim. Se não estou em boas condições de saúde física e psicológica, não poderei cuidar da pessoa idosa . - Eu aceito que cuidar de idoso envolve uma grande variedade de emoções, da raiva à alegria, do ressentimento à compaixão. - Eu aceito que os meus sentimentos, em relação ao idoso que cuido, não estão certos nem errados. Simplesmente, são tão naturais e inevitáveis como o ato de respirar. - Eu tenho o direito de receber consideração, afeto, perdão e aceitação do idoso que cuido, enquanto eu ofereço também estas qualidades em troca. - Eu devo pedir e aceitar ajuda de outras pessoas. Eu envolverei a minha família, os meus amigos e a comunidade no acompanhamento do idoso que cuido. Sei que não é minha função cuidar de tudo e fazer tudo sozinho. - Eu procuro sempre informações que podem ajudar-me como um cuidador. Eu reconheço que a informação é poder. Também reconheço que, quanto mais capacitação e informação eu obter, melhor será o cuidado com o idoso. - Eu respeito as preferências e as decisões do idoso que estou cuidando. Eu ofereço ao idoso a dignidade, o carinho e cortesia que eu gostaria de receber, se a situação se invertesse. Eu tenho o direito de rejeitar qualquer tentativa do idoso (consciente ou inconsciente) para manipular-me através de culpa, raiva ou depressão. - Reconheço que a mudança – para bem ou para mal – é uma parte natural do processo de cuidar de um idoso. Eu me mantenho flexível e aberto à mudanças. - Eu celebro os pequenos êxitos e me permito lamentar as decepções. Eu compartilho os meus sentimentos com aquelas pessoas em quem confio. - Estou consciente de minhas próprias necessidades e de resguardar os meus direitos como um cuidador. Eu não permito que a minha função de cuidador possa atrapalhar outros aspectos da minha vida. - Eu me perdôo pelos meus defeitos e felicito-me pelo esforço e amor que eu coloquei no meu trabalho de cuidador de meu idoso querido e amado