Este blog visa informar sobre como é a vida de um cuidador de doente de Alzheimer e ajudar os que não sabem o que fazer. Aqui eu também falo sobre minha experiência pessoal diária com um D.A. Há 10 anos, sem contar com a ajuda de nenhum dos 3 irmãos. Infelizmente, há meses afastada da função de cuidadora, pelo Ministério Público, devido ao meu nível de estresse. Minha mãe está aos cuidados do meus irmãos Renato e Dahyl. Está definhando e cada dia mais triste. Sigam.
Minha lista de blogs
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
ALZHEIMER: quando a pessoa idosa ¨vê e ouve¨coisas e situações irreais - ou que desconfia e faz acusações infundadas.
Isto acontece na pessoa idosa com Alzheimer já numa fase mais inicial e causa grande desgaste pra família e, principalmente, pra que cuida diretamente.
¨Alguém roubou minhas coisas, tem alguém em casa, estão falando mal de mim...¨
Dicas:
- Nunca confronte com a pessoa idosa, nunca questione se é verdade ou mentira o que ela fala. Neste caso, ninguém ganha a discussão. Ninguém, aqui, é dono da verdade.
- Não levante a voz, não grite, todo mundo agitado só piora tudo.
- Tente desviar a atenção do idoso, tente mudar o foco de sua alucinação. Exemplo: uma senhora com Alzheimer que adora rezar a missa do Padre Marcelo Rossi, sempre que faz quadros de agitação e alucinações, sua filha coloca o dvd com uma missa deste padre, já previamente gravada e, naquela hora, diz pra mãe: ¨Começou a missa, vamos rezar?¨Por encanto, a agitação desaparece.
- Nunca perca a paciência - muita calma nessa hora - e não se ofenda com as acusações infundadas. Lembre-se: quem agita, quem alucina não é a pessoa, é a doença de Alzheimer!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário sobre este post