Minha lista de blogs

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Como administrar o estresse pessoal

Cuidar de pacientes com D.A. é muito estressante. Pode perguntar a qualquer familiar que exerça a função de cuidador. É difícil tratar de pessoas que não identificam suas necessidade, nem reconhecem seus esforços. É desgastante afeiçoar-se a pessoas que deterioram, apesar de todos os seus esforços. As conversas tornam-se unilaterais e só há alguns lampejos de entendimento ou resposta dos doentes. As famílias têm pouca energia para dar-lhes, porque necessitam ajudá-lo. Tudo isso torna o fato de cuidar de um D.A., extremamente estressante.
Um local agradável, bem como um senso de humor apurado, parecem ajudar os cuidares a tolerar a confusão ou comportamentos estranhos. Alguns precisam ser treinados pra isso. Mas é difícil doar-se o tempo inteiro, sem que ninguém "retribua". Grupos de apoio a cuidadores, festas ou um sistema de recompensa ou reconhecimento, ajudam o moral. Seus doentes com D.A. não vão notar seu ganho de peso, o cabelo sem corte, mas seus colegas vão.
Grupos informais de cuidadores são criados, às vezes, durante reuniões, festas e outros eventos. Grupos de apoio não devem se tornar uma tarefa a mais, mas uma recompensa, um lugar para desabafar, compartilhar sucessos e apoiar uns aos outros nos tempos difíceis. Os familiares sempre devem ser estimulados a verificar suas próprias necessidades, devendo os cuidadores seguir o mesmo exemplo. Pequenas interrupções precisam ser encorajadas. Ambientes rotineiros e previsíveis são a melhor coisa para pacientes com D.A., mas são o oposto para os cuidadores. Crie seus próprios intervalos e diversões., permitindo que sua vida social não fique dependente dos pacientes e suas famílias. Isso tornará o trabalho em conjunto, algo mais agradável.

Tomando conta de si mesmo
1. Seja gentil consigo mesmo. Você não criou os problemas que enfrenta diariamente.
2. Você não é um consertador, não pode mudar os pacientes e as famílias, mas pode mudar sua reação diante deles.
3. Ache um esconderijo para refúgio, quando precisar.
4. Congratule-se com os colegas pelo sucesso. Permita que eles façam o mesmo.
5. Mesmo quando você se julgar impotente, fique. Sua presença, às vezes é mais importante do que fazer alguma coisa.
6. Mude a rotina de sua casa, se a rotina do trabalho é cansativa.
7. Ao voltar para casa, pense numa coisa boa que aconteceu durante o dia.
8. Seja criativo e tente algo novo nessa velha rotina.
9. Faça de seu supervisor ou de seu amigo um apoio para melhorar o moral. Duas cabeças pensam melhor do que uma.
10. Algumas vezes você precisa dizer:"Não, não quero". As pessoas vão dar-lhe mais valor, quando disser:"Sim, eu quero". As pessoas precisam de respostas definidas e não de um "talvez" ou ser ignoradas.
11. Ria, brinque e pare "para sentir o perfume das rosas pelo caminho".
Adaptado de Olívia Escobosa, BSN

Por favor, leiam e comentem. Preciso saber se a linha que estou seguindo os agrada. Um bom dia a todos.

5 comentários:

  1. Gostaria de Parabenizar o blog! pois eu não tenho nenhum familiar com D.A e prendi com seu blog, valores simples a vida , isso mesmo Vida real !a qual vc transcreve tão bem através do blog, se cada um dos seres humanos tivessem 10% de sua doação e compaixão pelo proximo certeza que o mundo seria muito melhor ! te admiroooo muito beijim

    ResponderExcluir
  2. Adorei Gi .. falou e disse .. as vezes a simples "atitude" de ficar aqui parada .. é o que vale .. bjs

    ResponderExcluir
  3. Vivenciar a DA no ambiente familiar não é uma tarefa simples e fácil. As alterações cerebrais características modificam gradualmente a rotina de vida de quem sofre com a patologia. O ambiente familiar precisa estar estruturado para que existam condições de conduzir bem o tratamento sem comprometer a estabilidade emocional e a qualidade de vida dos demais membros da família.

    ResponderExcluir
  4. achei muito bom seu blog muito bom ler pois as vezes me sinto sozinha e ao ler me sinto acompanhada de um amigo obrigado .
    cuido de minha maetia ha 3anos com d.a ela esta no estagio moderado ainda interage comigo porem nao me reconhece sempre, ela acha que sou duas as vezes tenho um irmao [que sou eu mesma]muito estranho mas... ta bom tem coisas piores vou seixando a vida nos levar e procuro dar muito carinho pra ela minha jureminha sou de niteroi-rj

    ResponderExcluir
  5. Giseli,adoro seu blog vivo a mesma situaçao que vc continue vc nao está sozinha.Nao desanime!!
    Roselia

    ResponderExcluir

Faça seu comentário sobre este post