Minha lista de blogs

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO FAMILIAR E DO CUIDADOR

1. Tenho direito de cuidar de mim.

2.Tenho direito de receber ajuda e participação dos familiares, nos cuidados do idoso dependente.

3 Tenho direito de procurar ajuda.

4. Tenho direito de ficar aborrecido, deprimido e triste.

5. Tenho direito de não deixar que meus familiares tentem manipular-me com sentimentos de culpa.

6. Tenho direiro a receber consideração, afeição, perdão e aceitação de meus familiares e da comunidade.

7.Tenho direito de orgulhar-me do que faço.

8. Tenho direito de proteger a minha individualidade, meus interesses pessoais e minhas próprias necessidades.

9. Tenho direito de receber treinamento para cuidar melhor do idoso dependente.

10. TENHO DIREITO DE SER FELIZ!

(Extraído do livro "Sete Histórias de Alzheimer", do médico geriatra e gerontólogo, Dr. Márcio F. Borges)

Diante de tudo isso que você leu, se ainda sentir-se abandonado na sua condição de cuidador, busque ajuda do Ministério Público de sua cidade e da Saúde Pública. Se nem deles (como aconteceu comigo) obtiver auxílio, procure um bom advogado, da área de Danos Morais (qualquer um poderia defendê-lo, mas eles não o fazem, já tentei), explique, conte sua situação, junte todos os documentos que atestam que você presta cuidados ao seu idoso 'sozinho', sem nenhuma ajuda e ele vai tornar suas dores numa bela causa, impossível de não ser justificada por qualquer juiz coerente. Conselho bom é pra ser dado, taí o meu!

Muito boa semana a todos!

12 comentários:

  1. Querida, Bom Dia!!!!!!!!!! Concordo plenamente com " Os direitos do Cuidador "...pois sabemos que muitas vezes por conta do stress, ele fica mais doente do que doente que cuida... Td de bom para vc!!!! E se cuide sim!!!!!!!!!!! E façao que faz bem para vc!!!!! Tenha uma ótima semna!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Gisele
    Descobri seu blog atraves do twitter. Descobri que minha mãe tem alzheimer há 2 meses. E sei o qto deve ser dificil pra vc ... pois para mim, mesmo estando no inicio, tem horas que me desespero... Vou acompanhar seu blog e ser sua seguidora no twitter. Um abraço.

    Catia Palhares

    ResponderExcluir
  3. Olá Gisele, tudo bem? Muito interessante o que você vem fazendo. É comum escutar que o cuidador que não se cuida costuma ficar pior que o doente, não? Mas é verdade e é assim para tudo na vida. Se não cuidamos de nós mesmos, não teremos condições de cuidar de mais nada. E conheça seus direito!
    Continue assim que nós só temos a crescer. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Ei Gisele,
    Adorei seu blog,tenho vontade também de fazer algo assim,obrigada pelo que escreveu no saite do cuidador de idosos. Cuido de meu pai que tem parkson e demências e de minha mãe com alzheimer,tenho problemas tam'bem com a família que me elegeram e jogaram toda a responsabilidade em mim...eles numca tem tempo,trabalham,vivem ocupados! eu abdiquei de minha vida e trabalho muito! dois dias da semana minha irmã os pega...e os outros dois irmãos nada fazem! dinheiro,tempo,etc...espero falar mais vezes com você e que continue fazendo estes desabafos e dando dicas,como eu muitos cuidadores familiares precisam!
    Obrigado e muita LUZ
    Silvana

    ResponderExcluir
  5. Nelma disse...
    Oi Gisele adorei seu blog, sou uma cuidadora familiar dos meus pais, meu pai teve um AVC e minha mãe tem demência.Tenho sempre dúvidas a respeito dos direitos do cuidador eu sendo uma cuidadora familiar a respeito dos meus direitos diante da maior parte da responsabilidade com meus pais.Gostaria que vc me desse essa luz como procurar detalhes sobre esse assunto. Agradeço por tudo,
    Nelma

    ResponderExcluir
  6. Querida Gisele, tbm eu passo por uma situação difícel!...a falta de compreensão e solidariedade da família, é terrível.Eu procuro me controlar, para não entrar em depressão.
    Tenho uma irmã excepcional(59 anos), em estado vegetativo, alimentação só enteral, pela gastrostomia ( à 05 anos ). Usa fraldas à 25 anos. Não tenho á ajuda de uma enfermeira,porque é muito dispendioso, tbm não tenho uma empregada doméstica. Já viu a minha situação !..mas, me apego à Deus ,que é a minha fortaleza e o meu suporte espiritual.
    Amo minha irmã, que é um anjo, muito tranquila, graças à Deus, está sob os meus cuidados à 45 anos.
    Cada um de nós, tem uma missão aqui na terra.Vamos então cumpri-la, com dignidade e respeito, pelo ser que não tem culpa de ficar assim,enferma e dependente.
    O meu abraço fraterno prá ti, extensivo à todas as irmãs, que estão passando pela mesma situação.

    ResponderExcluir
  7. Oi Gisele, amei o seu blog, nossa!! Passo pela mesma situação, minha mãe tem alzheimer Há 5 anos, e no ano passado teve uma isquemia, q agravou mais a doença, mas procuro tratá-la com muito carinho, a fase de pq, dela esar nessa situação, já passou, agorajá me conformei mais, e agora faço o q posso para deixá-la bem, apesar de tudo, problemas de saúde, financeiros, é vc sabe bem o q é isso, e eu tenho um marido e dois filhos, q o marido ás vezes tb não compreende, e um filho adolescente q quer escutar música alta e tudo mais, eos irmãos moram longe, colaboram financeiramente, mas fisicamente deixam a desejar, mas bola para frente, pq o q seria dos doentes, se não existissem a boa vontade dos cuidadores? Força em Deus, ele está vendo o nosso esforço, e a recompensa virá, não fique revoltada com ele, pois todas as coisas cooperam para o bem daqueles q amam a Deus, lembre, do sacrifício dele de dar seu único filho para morrer pelo nossos pecados. Um abraço da amiga. Mércia. merciapinange@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Eu também estou passando pelo mesmo problema, minha mãe tem demencia e só eu que fico com ela, meus irmãos não me ajudam e ainda dizem que eu sou obrigado a cuidar dela,estou doente,estressado, também a moça que cuida dela também está ficando doente, é muita res´ponsabilidade, desgaste físico, mental e emocional. Que Deus nos dê força para continuarmos nessa luta. Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  9. OLA
    Encontrei esse blog e parece feito para mim.
    Sempre, tive curiosidade, se a pessoa que tem mais 5 irmaos e cuida sózinha da mãe doente e agora fez uma cirurgia de incontinencia urinaria (2 meses recuperação).
    Não recebo ajuda de nenhum parente ou irmao (todos financeiramente melhor q eu), não sou aposentada e vivemos com a aposentadoria dela e salario do meu filho;
    Gostaria de uma ajuda. Por favor, ja que meus irmaos não conseguem ver q estou ficando doente e cansada, de não ter squer privacidade e tempo para mim. Obrigada pela ajuda. Estou só nessa luta, digo com DEUS q é protetor.
    BARBARA

    ResponderExcluir
  10. Eu passei por isso cuidei da minha mãe tinha avc por muitos anos, vivi a vida dela, os outros filhos como teve familia cada qual na sua casa, vinha as vezes qdo eu marcava uma semana antes p sair aí vinha alquém, p um final de semana e depois cada qual retornava a sua casa e eu c meu filho ficavamos p aqui, agora qdo batia a vontade de sair não podia pois não avisei ninguém, agora cuido do meu irmão acamado, ela se foi,de novo Eu, abdicando da minha vida novamente, mas é sempre assim quem sabe um dia quem cuida dos familiares merece um reconhecimento, não pense que é só voce que passa por isso, tem muita gente assim, os outros filhos q ficam um final de semana ou l semana acham que cuidou uma vida toda, mas quem sabe um dia Deus tem um tempo e olha p as pessoas q sacrificaram suas vidas; um abraço, como dizem vamos ter nossa recompensa????

    ResponderExcluir
  11. Oi, cuido de minha vó a 2 anos e pouco, só eu direto,amo ela muito me criou, farei 28 anos logo, só tenho 2 anos de contribuiçao na ctps, deixei empregos de lado, deixei vida social e liberdade, nao ganho nada, gasto de minha poupança q está no fim, ajudo no aluguel, e passei num concurso publico e me chamarem e uma pessoa da familia que é filho dela apesar de nem aparecer para ve-lá me apontou o dedo dizendo que a estou abandonando!É mole?

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, Gisele! Achei o seu blog por acaso, e por incrível q possa parecer, as histórias só mudam os personagens; passo pelos mesmos problemas. Desde que eu me entendo por gente, cuido da minha mãe. Ela já passou um período com um dos meus irmãos, só que não por muito tempo, pois a minha cunhada deu um jeitinho de fazer a cabeça do meu irmão e a mandou pra outro estado, na casa de um outro irmão; só que depois de algum tempo eu fui visitá-la; minha mãe parecia (comparando mal)um cachorro abandonado, triste e meio depressiva; não pensei duas vezes, trouxe de volta pra morar comigo; agora ela está com uma outra aparência, tá muito feliz; só que eu pagoum preço muito alto, estou totalmente estressado, só penso em morrer, não tenho tempo mais pra mim! Tenho duas irmãs que nem ligam para ela, e os três homens, nem se fala! Desclpe-me pelo tamnaho do texto. Boa noite!

    ResponderExcluir

Faça seu comentário sobre este post