Minha lista de blogs

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Quem sou eu?

Ontem foi domingo, aquele dia que gera o 'post-bomba', toda semana. Mas hoje será um pouco diferente, não quero meter o pau nos meus irmãos, que não me ajudam com a mãe. O Dahyl ficou até um pouco mais tarde, a Renata levou minha mãe, durante a semana pra cuidar dos dentes e de uma infecção que tem na gengiva. Eles foram, relativamente, cortezes comigo e meu amado Henrique (sobrinho), sujou todo meu edredon de molho, mas isto quer dizer que ele estava na minha cama e eu adoro!
Quanto ao Reca e à Gonha, não vou dizer mais nada. Tô fazendo a minha parte. Deus não dá mais lã, do que a que o carneiro possa carregar.
Ontem, foi mais triste, porquê eu falei com dua amigas que eu adoro e, ambas estão com problemas: A Janete está em licença médica, por depressão e síndrome do pânico. Um guerreira mesmo! Criou seus filhos sozinha e com sucesso, ambos são excelentes pessoas e já é vovó do Andrezinho. Então, por quê será que ela foi desenvolver tais doenças? Deus não poderia tê-la poupado de passar por mais esse pedaço ruim, na vida? Agora que ela tem o Serginho, maridinho, que ela pode mimar e cuidar; que os filhos estão moços; ela está estabilizada no trabalho. Então, o que ela fez pra merecer estas coisas ruins, devastadoras do corpo e da alma? Não entendo.
A Germana é um docinho de personalidade forte! É, atualmente, minha melhor amiga. Eu amo a Ger!
Bem, a mãe dela, a Verônica, caiu e quebrou o quadril, colocou prótese e o organismo rejeitou, gerando uma série de problemas colaterais. A Ger tem dois irmãos, o Osvaldo e o Osny (@osny_gos) e, ambos são prestativos e dão a ela muita ajuda, na lida com a mãe. Só que a Germana sempre trabalhou e ganhou o dinheirinho dela. Diante da situação, ela teve que abandonar o emprego, no qual estava, para cuidar da mãe, pensando que seria temporário, até a Vera voltar a andar, como tal não sucedeu-se, ela está em casa, cumprindo os mesmos papéis que eu, os de empregada doméstica. Como ela está triste, judiação. E ela tem um agravante, o qual eu não tenho, cuidar da higiene da mãe, a qual não anda e, trabalho doméstico triplicado, pois tem mais três pessoas de quem cuidar, fora ela: a mãe e os dois irmãos. A vida da Germana resume-se a cuidar da casa e ficar no MSN ou Facebook, "conhecendo" pessoas, as quais ela nunca vai sequer ver.
Ela queria muito casar-se e ter uma família, como eu. Mas não tem. Eu, por conta dos 9 anos de claustro, ao qual me condenaram meus irmãos e o Alzheimer da mãe. Ela, porquê não encontrou sua cara metade, AINDA! Pois Deus é misericordioso e, se tem alguém que mereça esse presente é a Germana.
Bem, liguei pra ela à tarde, pra saber dela e pra chorar um pouco, pois estava farta de ter que me sujeitar a uma vida, basicamente, de cuidados com a minha mãe. Não dá pra fazer mais nada... só remédios, o tia todo. Eu estava muito abatida. Aí, ela repetiu uma coisa que eu já havia dito a ela uma vez e ela repreendeu-me: eu perdi minha identidade, não sou mais a Germana! Eu disse a ela: lembra-se de que eu lhe disse isso uma vez e você me repreendeu?
Nós duas perdemos nossa identidade, quando deixamos de viver as nossas vidas e fomos obrigadas, pelas circunstâncias, a viver a vida das nossas mães. Nós deixamos nossas profissões, que era como um selo de qualidade, como pessoa! Nós deixamos de nos divertir, deixamos de ser divertidas (e eu, modéstia à parte, arrasava no bom humor). No que foi que nos tornamos? Donas-de-casa, a qual nem é nossa? Pessoas que dependem da ajuda de outros pra poder fazer alguma coisa; os irmãos dela ajudam, sustentam a casa, ajudam no trabalho doméstico e com a mãe; dão um dinheirinho pra ela e algum tempinho de folga; neste ponto ela está a anos-luz na minha dianteira. Eu sou só eu e eu mesma, acabou!
Então, foi um dia muito triste.
Pra ajudar, eu resolvi que não ia deixar o Alzheimer me aporrinhar, depois que o Dahyl foi embora. Eu estava ávida por paz. Tranquei o portão que dá acesso a minha edícula. Minha mãe bronqueou: 'Onde se viu trancar o portão? Pra que isso, eu não vou aí!' Não deram 5 minutos e ela estava lá, no portão, me aporrinhando com perguntas imbecis. Eu me enchi de coragem, fui lá e disse: 'Mãe, eu não estou em casa. Saí com meu marido e filhos pro cinema. Coloque isso na sua cabeça. Estou fazendo o mesmo que os meus três irmãos fariam   com suas famílias, num domingo à tarde'. Ela riu-se e disse: 'Marido? você nem pra casar serviu!'. Nossa! Foi a gota d'água pra eu não falar mais com ela durante o resto do domingo.
Além de aguentar todo trabalho que ela dá, ainda tenho que escutar desaforos? Ela está numa fase, em que me ofender passou a ser a diversão predileta dela. Tá horrível viver assim!
Aí, leio no perfil da minha irmã, no Orkut: 'Conheci um deus grego!' Pô, mas acabou de divorciar-se e já está atrás de homem, de novo? E eu já havia cantado a bola pra minha mãe, com dó da Gonha porquê ia ter que cuidar sozinha do João. Eu falei:'A Gonha não fica sem homem, eu a conheço melhor que a senhora'.
Então é um acúmulo de coisas que vão me descaracterizando, enquanto Gisele Blagitz, ex-jornalista bem sucedida e especializada em Imprensa Sindical, a única profissional deste nível, em Bauru. Currículo invejável e 19 anos de carreira. Pouco dinheiro, muito reconhecimento pela competência. Era o que me importava.
E hoje? Quem sou eu? Quem é a Germana? Quem a Janete está pensando que é? Quem somos nós, que a vida relegou a um patamar tão baixo?
Este é meu desabafo de hoje. Espero que entendam e sejam um apoio, tão necessário.
Boa semana a todos!